NOTÍCIAS

Exposição “Frida Kahlo e Livros de Artista” e instalação “Stropicci” de Agostinho Santos.

Homem-Bicho I

Motivada pelo lançamento do livro Frida Kahlo em Portugal, editado pela Editora Exclamação, a exposição Frida Kahlo e Livros de Artista vem completar/contemplar os desenhos que o artista Agostinho Santos escolheu por não publicar.

"Preciso do desenho e da pintura como o ar que respiro e o chão que piso, provavelmente (digo eu) a pintura e o desenho também precisam de mim e por isso temos uma relação mútua, dependente, cúmplice e até tumultuosa. O que aqui está neste espaço que agora pisamos e observamos, é o resultado de diálogos entre mim, o lápis, a caneta, as tintas, o papel e as telas, que ora se transformam em conversas amenas, ora em confrontos aguerridos. É a vida. A minha vida, ou um bocadinho dela, com algumas f(e)ridas à mistura" - Agostinho Santos.

Na Livraria Exclamação, Agostinho Santos apresenta a exposição Frida Kahlo e Livros de Artista, composta por 11 livros-objetos - sendo dois dedicados à pintora mexicana (figura 1 e 2) - e 2 painéis, e a instalação Stropicci, ou Amarrotados, com 42 retratos amarrotados de Frida Kahlo.


1
2

A obra de Agostinho Santos, como se faz notar nos demais livros-objectos, mas também nas figuras de Kahlo, explora a temática do "Homem-Bicho" - criaturas que quase podemos chamar de monstros. Inspirado, ou melhor, contaminado pelo trabalho que desempenhou na redacção do Jornal de Notícias, as metamorfoses monstruosas de Agostinho Santos refletem temas que lhe foram muito caros durante a sua vida de jornalista:

“Costumo dizer que não era o pintor que sou se não fosse o jornalista que fui” - Agostinho Santos.

Homem-Bicho II

A fome, as desigualdades sociais, o racismo, a xenofobia, a pobreza, a guerra, os refugiados não são os únicos referenciais do artista. Entre as inúmeras criaturas deformadas e coloridas há alguns elementos referenciais dos países que visitou nos últimos anos, como o México, Nepal, Vietname.

Newsletter

Siga-nos nas redes